Skip to main content

“InterPretativas: políticas afirmativas para cultura” é um projeto de formação voltado para a inclusão de afrodescendentes no setor cultural e economia criativa em Mato Grosso.

O projeto “InterPRETAtivas: políticas afirmativas para cultura”, contemplado pelo Edital MT Nascentes da SECEL-MT (Lei Aldir Blanc), abordará a importância das políticas afirmativas para promover a equidade de acesso aos bens culturais, tanto para trabalhadores do segmento, como também para o público-alvo. A iniciativa pretende contemplar as pessoas e profissionais que compõem a cadeia cultural: de técnicos e formuladores das políticas públicas, aos gestores, produtores, artistas, agentes culturais de base comunitária.

As atividades de formação aconteceram nos formatos presencial em Cuiabá, e também on-line. As Oficinas InterPretativas contam com facilitadoras especialistas em comunicação, marketing, organização de eventos, produção e gestão cultural. De acordo com Jackeline Silva, idealizadora do projeto, “trata-se de uma iniciativa afrocentrada, feita com e para as pessoas negras, por compreender as nossas especificidades. Por isso, o foco será a troca de experiências entre negras/es profissionais e interessadas/es”.

O intuito da iniciativa é provocar reflexão crítica e ao mesmo tempo, sensibilizar para uma efetiva implementação das ações afirmativas por meio das políticas públicas, em todas as áreas e segmentos da cultura visando a equidade racial e de gênero.

A respeito das políticas afirmativas, como ativista do movimento de mulheres negras (IMUNE MT, Coletivo Quariterê e AMNB), Jackeline Silva sinaliza a necessidade de promover formação e informação, para que as pessoas negras escrevam seus próprios projetos, disputem editais e tenham acesso ao fomento.

Leave a Reply