Biografia

Nasci em Cuiabá, capital de Mato Grosso, na região centro-oeste do Brasil. Eu sou filha e neta de quilombolas que viveram na comunidade Macacos, próxima ao território do Quilombo Mata Cavalo, região do pantanal, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento-MT, que migraram para a capital no final dos anos 1970.

Sou fruto de uma família preta matriarcal. Aos 14 anos eu descobri o que é racismo, aos 15 anos ingressei no movimento de mulheres negras. A consciência sobre minha negritude despertou a percepção sobre a relação entre as desigualdades raciais, políticas, econômicas, sociais, gênero – as chamadas interseccionalidades – que nós pessoas negras vivemos na pele cotidianamente.

Faço parte do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE MT), organização social que me deu expertise sobre o combate ao racismo, relações raciais e de gênero e a luta por políticas para equidade. Possuo 20 anos de vivência junto ao movimento negro atuando com mais ênfase no campo da educação, cultura afro-brasileira e políticas de ações afirmativas para cultura.

A minha trajetória reflete o compromisso ético, moral e político com a transformação social: lutar pelos direitos dos povos afrodescendentes, ou seja, em defesa dos direitos humanos, pelo acesso às políticas públicas, pelo bem viver, pela valorização dos saberes tradicionais, pela salvaguarda da memória e das tecnologias sociais ancestrais.

Propósito

Atuar em projetos e/ou iniciativas de reconhecimento, incentivo, valorização, preservação das heranças culturais africanas e afro-brasileiras.

Valores

Respeito

Equidade

Autonomia

Integridade

Prosperidade